Seminários de Socialização -Tema meio ambiente.

6 set

 

Alunos de outras séries.

Seminário- Tema – Ecologia – Meio ambiente –Cidadania

Assuntos pesquisados, aprendidos e socializados, durante os meses de tra

Preparando os murais coletivos.

balho: Sustentabilidade, Poluição, (água, ar, solo) agrotóxicos, Código florestal. Água. Transgênicos. Biodiversidade, Consumo consciente, resíduos retornáveis, coleta seletiva, etc.

Nome do Projeto.

CIDADANIA- Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.

trabalho coletivo.

A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.

O mundo precisa de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.

A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.

Etapas desenvolvidas:

Primeiramente todos tiveram uma fundamentação geral sobre o tema, meio ambiente, buscada em jornais, revistas, livros, internet, folders, etc.

Material do Programa Agrinho.

Na sequência, a turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.

Grupos de pesquisas.

Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar as informações, montar as oficinas para posterior socialização em seminário.

Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.

Organizando as entrevistas.

De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor escolheu o entrevistado, marcou hora para as entrevistas, entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.

Pesquisa sobre os subtemas.

Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina de socialização.

Grupos elaborando slides sobre as oficinas.

Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.

Produziram slogans e texto para serem socializados via redes sociais, Blog, face book e jornal impresso.

Vídeos elaborados pelos alunos sobre o tema biodiversidade.

As apresentações:

Ensaios individuais e coletivos

Organização do ambiente para socialização.

Recepção aos demais alunos.

Socialização das oficinas, conforme cronograma previamente organizado.

Avaliação pelas demais turmas.

Ações

Repasse oral dos trabalhos para a comunidade escolar.

Suporte técnico pelos próprios alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistas para jornal local e canal de Tevê

 

Repasse de slogans e mensagens via celular (corrente de ideias).

Slogans sendo repassados via celulares.

Uma mensagem por dia impressa no jornal local.

Repasse via face book de trabalhos e mensagens

Realimentação dos dois Blogs do Colégio e Projeto.

Avaliação do Seminário.

Corrente consciente de ideias. Por um meio ambiente saudável.

Deixe um comentário