Estudantes no Parlamento Jovem Brasileiro.

14 maio

Atenção alunos do Ensino Médio.

Seja um agente de transformação social. Participe do Parlamento Jovem Brasileiro. Interessar-se por questões políticas é de fundamental importância.

Saiba mais

Alunos conhecendo o Parlamento Jovem Brasileiro.“O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

A VII edição do  programa será realizada no período de 26 a 30/09/2011 na Câmara dos Deputados, Brasília-DF.

Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas :

Quadrado 2 Agricultura e Meio-Ambiente;

Quadrado 2 Saúde e Segurança Pública;

Quadrado 2 Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;

Quadrado 2 Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do nível médio.

O Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa da Câmara, irá escolher os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

 Acesse o Curso “Como se faz um projeto de lei?”

Seta2 Informações:

http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem

Deixe um comentário